Estou a interromper?

Estou a interromper?

Interrupções. Haverá algo pior para a concentração de uma pessoa quando está a fazer uma determinada tarefa?

Sem dúvida é um factor que, a meu ver, nos dias de hoje, é um grande problema para a produtividade e criatividade dos recursos de uma empresa, para não mencionar a parte financeira.

Muito na moda estão os espaços abertos (“open spaces”), de forma a manter os colaboradores mais unidos e em sintonia com aquilo que estão a fazer, mas de certo modo o que estão a fazer é a interromperem-se uns aos outros, não a trabalhar em equipa. O facto de colocar as pessoas num “open space”, cria a tentação de comunicar e socializar, pois temos ali alguém com quem podemos e devemos falar. Logo, mais oportunidades para haver interrupções.

Consciencia das pessoas do impacto da interrupção, e minimizar as oportunidades de haver interrupções, é algo a que nos devemos focar, e aí sim, devemos partilhar.

Mesmo em situações em que num espaço estejam só duas pessoas, se uma delas não tiver a consciência do impacto que tem uma interrupção, os dois serão afectos com o mesmo sintoma.

No meu caso, na àrea de desenvolvimento web, uma àrea em que a criatividade está presente todos os dias e em todas as situações, é importante dar às pessoas um espaço de tempo, e até mesmo um espaço físico, para elas “viajarem” nos seus pensamentos, ideias e alinharem o seu raciocionio para uma determinada situação.

Um mundo em que hoje em dia tudo está online, tudo colabora e em que tudo é muito social e muito partilhado, o melhor é mesmo colocar um travão a essa avalanche de informação, quero dizer, interrupção, e focar-mo-nos nas nossas tarefas e nos nossos desafios, só depois do termino da nossa tarefa é que a podemos partilhar.

Num mundo em que tudo está em, e na rede, o importante é estar conectado à sua rede.

Henrique

Share this Post!

Related Posts

Time, Why Is It So Important?
Henrique Oliveira

Henrique Oliveira

Specialties Corporate Solutions, Enterprise Content Management, Web Solutions, Information and Communications Technology Infraestructure @h3n_rik. Linkedin profile.