Afinal , O Que É Um Gestor de Projetos?

O que faz um grande gerente de projetos é a capacidade de ser o maestro da orquestra. - Ricardo Vargas.

Existe uma má percepção de que um gestor de projetos deve ser um especialista na área técnica do projeto em questão. Esta má percepção é muito evidente, basta dar uma olhada às ofertas de emprego que andam por aí, solicitando um gestor de projetos. A maioria delas pedem tanto conhecimento técnico como conhecimento (e em muitos casos certificação) na área de gestão de projetos.

Esta má percepção é uma das razões pelas quais vemos tantas ofertas de trabalho a solicitar gestores de projetos que não são preenchidas, ao mesmo tempo que vemos gestores de projetos a tentar explicar que a oferta de trabalho não está bem enquadrada no que é o perfil dum gestor de projeto.

Vamos então tentar compreende melhor o que faz um grande gestor de projetos. Para isso, partilhamos este videocast de Ricardo Vargas, que nos da uma visão clara do perfil do Gestor de Projetos.

Seguem as minhas anotações sobre o vídeo:

Em resumo estas são as características de um gestor de projeto:

  • Não é necessário o domínio técnico daquilo que o projeto vai abordar.
  • O que interessa é a capacidade que o gestor de projeto tem para montar uma equipa de trabalho, que tenha nos seus integrantes pessoas com profundo conhecimento técnico.
  • O gestor de projetos é um integrador.
  • O gestor de projetos vai usar habilidades não técnicas para realizar o seu trabalho: Uma fortíssima capacidade de liderança, uma capacidade impar de negociar, uma habilidade de motivar a equipa, e a capacidade de ter um pensamento e planeamento sistémico com foco no objetivo do projeto.
  • O que faz um grande gerente de projetos é a capacidade de ser o maestro da orquestra.

Mas porque o gestor de projetos precisa dessas habilidades?

Porque a maior parte dos problemas do projeto não são técnicos, são problemas operacionais, problemas administrativos, problemas motivacionais, problemas relacionados com pessoas, mau dimensionamento do âmbito.

Isto não quer dizer que obrigatoriamente um gestor de projeto não deve ter conhecimento do domínio técnico, mas se tivermos que fazer uma escolha, nós vamos fazer a escolha pelo lado da liderança, pela capacidade organizacional é isso que vai fazer a diferença e é por isso que a profissão é tão fascinante.

E você? Tem notado que existe esta má percepção de que um gestor de projetos deve ser um especialista na área técnica? Conte-nos a sua história.

Share this Post!

Related Posts

Gestão de Projetos é Essencialmente ‘Mudança’
Robobraille em Portugal e no Mundo
PMAuthority.com – Helping to keep the talent bar high globally
Como A Cultura de Gestão de Projetos Pode Afetar a Rentabilidade
Mirla Ferreira

Mirla Ferreira

Project Management Consultant & Trainer at Emeteclass. She focuses on helping companies to implement a consistent Project Management process using international best practices. She also is Co-founder and speaker at The 1st Floor Challenge. Say hi to her anytime @mirlaferreira. Linkedin profile.