O Valor da Gestão de Projetos nas Pequenas e Médias Empresas (PMEs)

O Valor da Gestão de Projetos nas PMEs(Illustration credit: Jessica Triana)
O que o impede, ainda, de utilizar as boas práticas da gestão de projetos na sua empresa?

Não pense que a gestão de projetos é só para grandes empresas. A eficácia e eficiência não têm nada a ver com o tamanho da empresa, mas sim com a forma de trabalhar. A gestão de projetos é uma ferramenta que o ajuda a trabalhar de forma inteligente.

Se está interessado em executar o seu trabalho de uma forma organizada, respeitando o âmbito, cumprindo o prazo, dentro do custo e com a qualidade desejada, é imprescindível que desenvolva um processo que lhe permita “ter o trabalho feito” de uma forma eficiente e efetiva. As pequenas e médias empresas tendem a desenvolver a ideia de que são demasiado pequenas para ter uma metodologia em gestão de projetos, desconhecendo que, independentemente do tamanho, qualquer empresa deve ter um método consistente para a realização de seus projetos, criando uma base para atingir novos níveis de produtividade.

Dada a natureza competitiva do ambiente de negócios atualmente, a necessidade de iniciar projetos que sejam rentáveis para a empresa é fundamental e esta necessidade é tão crítica, se não mais crítica em empresas pequenas como em grandes empresas.

Como a Gestão de Projetos Beneficia às PMEs?

A Gestão de Projetos é uma ferramenta que, usada corretamente, pode transformar a sua organização:

Vantagem Competitiva

Uma das vantagens competitivas mais importantes é a elaboração de propostas com informação realmente fiável em termos de análise de custos, prazo, risco e qualidade. Estimativas fiáveis e uma boa análise de impactos entre as variáveis fundamentais, beneficia o relacionamento com o cliente, fazendo-o perceber que está a fazer negócio com profissionais.
A outra vantagem competitiva, e não menos importante, tem a ver com a gestão do conhecimento dentro da sua empresa. As lições aprendidas e as boas práticas podem ser registadas pelos seus colaboradores e automaticamente serem utilizadas em novos projetos. Esta forma de trabalhar, transforma informação em conhecimento e coloca a empresa empresa num nível superior.

Seleção e Avaliação de Projetos

Uma análise de custo/benefício permitirá à sua empresa seleccionar os projetos internos que lhe tragam mais benefícios. Esta análise garante que não se iniciem projetos com custos e prazos inexequíveis, que só prejudicam o balanço financeiro da empresa, assim como, projetos que não estejam alinhados com a sua estratégia empresarial. Um projeto mal sucedido cria mau ambiente entre colaboradores, transmitindo falta de profissionalismo aos seus clientes.

Planeamento e controlo eficiente do custo e do prazo.

Dinheiro e tempo, são fatores críticos de sucesso.
Como ajuda a Gestão de Projetos?
» Na fase de planeamento permite criar estimativas fiáveis de custos e prazos, mostrando logo desde o início a rentabilidade do projeto.
» Utilizando os indicadores de custo e prazo na fase de controlo, pode avaliar como está o projeto e fazer previsões para o futuro.
» Um dos fatores mais importantes em pequenas empresas é o fluxo de caixa (cash flow), ter consciência do dinheiro que precisa ter disponível ao longo do projeto, vai-lhe permitir tomar decisões acertadas para cumprir com as suas obrigações financeiras.

Base metodológica standard que permite o crescimento empresarial.

Adopte as boas práticas na área de gestão de projetos. Não tente reinventar a roda. As boas práticas criam um clima onde todos os colaboradores falam a mesma linguagem evitando conflitos. Todos sabem o que têm de fazer e do que são responsáveis, permitindo o crescimento individual e empresarial. Uma metodologia standard dentro da empresa, facilita a melhoria contínua e ajuda a identificar e eliminar processos obsoletos que estejam ainda em vigor dentro da empresa.

A Gestão de Projetos oferece valor a empresas de qualquer tamanho, é fácil de implementar e não é preciso um grande investimento.

Como começar?

» Seleccione uma área da sua empresa onde queira aplicar a Gestão de Projetos.
» Capacite colaboradores de diferentes níveis em Gestão de Projetos e em competências essenciais como comunicação, liderança e motivação.
» Crie um PMO (Project Management Office), com a finalidade de, através de uma forma centralizada e organizada, melhorar as práticas e resultados da gestão de projetos dentro da organização.
» Crie modelos simples para serem utilizados pelos colaboradores de uma forma consistente.
» Crie métricas para medir a eficácia dos Gestores de Projetos dentro da organização.

Interesado na Gestão de Projetos?

Participe das nossas formações, focalizadas nas boas práticas da Gestão de Projetos.

Agora é a sua vez

O que o impede, ainda, de utilizar as boas práticas da gestão de projetos na sua empresa?

Share this Post!

Related Posts

Gamification, serious game
T1FC Is A Great Team Building Activity!
Congratulations To All Who Have Participated In The T1FC at IUT Lumière Lyon 2!
Preguntas del Webinar: Pregúntanos Sobre Gestión de Proyectos

Emeteclass

Our Mission is to Integrate People and Processes, Transforming the Workplace Through Learning, Technology and Good Habits. @emeteclass. Follow us on Facebook. Follow us on Linkedin.