Desafios da Gestão de Projetos em Design – EST-IPCA

Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (EST-IPCA) - Mirla Ferreira.

No passado 27 de Fevereiro na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (EST-IPCA) foi realizada a palestra “Desafios da Gestão de Projetos em Design” a alunos de Design Gráfico.

Durante a palestra tentamos responder básicamente às seguintes questões:

  • Será que um designer pode desenvolver projetos bem sucedidos sem conhecer as boas práticas da gestão de projetos?
  • Será que um designer precisa conhecer as boas práticas de gestão de projetos para integrar uma equipa de desenvolvimento de projetos não só da área de design, mas projetos de outras áreas onde ele forma parte da equipa?

Seguem algumas reflexões:

Entendendo a gestão de projetos

Gestão de Projetos uma competência do século XXI: antes éramos gestores de projetos por “acidente”, ao fazer o nosso trabalho técnico se o fazíamos bem, o nosso prémio era passar a ser gestores de projetos, líder de equipa, etc. O problema é que passávamos a essa posição sem qualquer formação.

Hoje em dia a Gestão de Projetos é considerada uma profissão. Existem várias certificações, como por exemplo a Certificação PMP®, Scrum, GPM®. onde fica evidenciado que as as competências que normalmente são precisas para serviços técnicos não são as mesmas que para ser um gestor de projetos efectivo. O gestor de projeto deve ter um conjunto de habilidades como por exemplo: fazer as perguntas certas, planear, liderar, comunicar…

Por que devemos aprender sobre gestão de projetos?

Eu sou designer .. devo aprender sobre gestão de projetos? Claro que SIM, os projetos formam parte da nossa vida do quotidiano, e também da nossa vida profissional. Os projetos da área de design podem e devem ser geridos utilizando as boas práticas da gestão de projetos.

Necessidades do mercado. As empresas estão a precisar de profissionais /designers que sejam gestores de design e saibam como desenvolver e administrar o processo de design dentro da organização. Devem conhecer de gestão de projetos, design thinking, design e sustentabilidade, design como foco estratégico nas empresas, etc.

Competências essencias: A gestão de projetos nos ajuda a desenvolver competências essencias, tais como: liderança, planeamento, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, prazo, gestão estratégica. O desenvolvimento destas competências essencias nos ajuda a enfrentar novos desafíos: utilização de novas tecnologías, gestão de equipas virtuais, sustentabilidade, gestão da mudança, gestão das incertezas.

Que benefícios nos traz a gestão de projetos?

Os benefícios são muitos, podemos destacar os seguintes: mais transparência, mais formalização, menos crise, mais aprendizagem, maior desenvolvimento pessoal / desenvolvimento profissional.

Como o conseguimos? Integrando pessoas e processos. Robin Sharma, menciona que um dos princípios para termos sucesso, é saber que o objetivo real não é em si o objetivo que temos de atingir, senão o processo que nos permite atingir esse objetivo, isto é “a meta é o processo”.
Isto leva-nos a uma interessante reflexão: definir os nossos objetivos, definir as nossas metas empresariais e atingir esses objetivos e metas é importante, mas “melhorar”, “refinar”, “desenvolver” o processo que nos leva a atingir os nossos objetivos e metas é ainda mais importante, é o que nos vai permitir melhorar, crescer e ter sucesso.

Não pense que a gestão de projetos é só para grandes empresas, grandes projetos ou para certas profissões. A eficácia e eficiência não têm nada a ver com o tamanho ou o tipo de projeto, mas sim com a forma de trabalhar.

A gestão de projetos é uma ferramenta que o ajuda a trabalhar de forma inteligente que nos permite minimizar os obstáculos que surgem ao realizarmos o nosso projeto.

E você é designer? Quantos projetos tem realizado que não são bem sucedidos? Aplica as boas práticas da gestão de projetos no planeamento, execução e monitorização do seu projeto?

Share this Post!

Related Posts

Project Management Is Essentially About Change
Robobraille em Portugal e no Mundo
PMAuthority.com – Helping to keep the talent bar high globally
Como A Cultura de Gestão de Projetos Pode Afetar a Rentabilidade
Mirla Ferreira

Mirla Ferreira

Project Management Consultant & Trainer at Emeteclass. She focuses on helping companies to implement a consistent Project Management process using international best practices. She also is Co-founder and speaker at The 1st Floor Challenge. Say hi to her anytime @mirlaferreira. Linkedin profile.