Ricardo Vargas – As Tendências e o Futuro da Gestão de Projetos – Porto Business School

Ricardo Vargas, Mirla Ferreira

No dia 17 de Dezembro de 2013, Ricardo Vargas realizou a palestra “As Tendências e o Futuro da Gestão de Projetos”, nas novas instalações da Porto Business School .

Escutar Ricardo Vargas ao vivo, é fantástico! Além de um conhecimento profundo na área de Gestão de Projetos, Ricardo realiza as palestras com muita transparência, informalidade, fundamento, e coloca exemplos do seu dia-a-dia para exemplificar situações que nos fazem perceber que existe uma parte importante da aprendizagem que é a experiencia… simplesmente adorei a palestra!

Seguem as minhas anotações:

Fundamentos de Gestão de Projetos.
O que os gestores de projetos não podem esquecer.

  • A competição é crescente, a globalização afeta o nosso projeto, e existe uma diversidade cultural, intelectual e geográfica que temos de ter em conta para minimizar os riscos.
  • A velocidade, a tecnologia e a globalização estão à ordem do dia e devemos compreender que pode afetar o desenvolvimento do projeto.
  • Meio ambiente e responsabilidade social. A gestão de projetos é um meio a utilizar no cuidado do meio ambiente e da sociedade.
  • Oportunidades e ameaças. Procurar o equilíbrio entre oportunidades e ameaças é fundamental. Não podemos pensar que tudo é uma ameaça, nem podemos olhar para tudo como uma oportunidade…. Neste mundo globalizado, temos de olhar com mais cuidado, temos de ver como o projeto pode ser afetado por acontecimentos em qualquer parte do mundo.
  • A certeza da incerteza. Sim, existe incerteza e temos de aprender a lidar com ela. Assim façamos tudo certinho temos de compreender que não podemos prever tudo o que vai acontecer no projeto.

Desafios
Que desafios enfrenta a gestão de projetos?

  • Talento é o recurso mais crítico para o crescimento. Existem poucas pessoas realmente qualificadas no mercado, e leva muito tempo qualificar pessoas.
  • Volatilidade mundial e globalização
  • Rotina & Projeto. Como seres humanos adoramos a rotina, seja ela um mau hábito ou um bom hábito. Projeto cria algo novo, implica muitas vezes mudança, e muitos de nós não gostamos de mudar.
  • Informalidade e Improvisação
  • Corrupção endémica

Os ganhos na Gestão de Projetos
O que ganhamos quando utilizamos a Gestão de Projetos?

Aumento na formalização, aumento da transparência, dimunuição na gestão da crise … colocamos o processo a apoiar as pessoas

As tendências
Espreitando o futuro …

Busca sistemática pelos melhores talentos, talentos com experiência, talentos dispostos a ir a zonas geográficas diferentes, talentos que saibam gerir o risco. É o fim do emprego e o início da meritocracia.

Conclusões

Temos um cenário de oportunidades sem precedente. Cada vez o mundo está mais “projetizado”. Temos responsabilidade para com a sociedade.

Timing?
A oportunidade é agora .. Não é amanhã!

_

Na sua opinião, quais são desafios que enfrenta hoje em dia a Gestão de Projetos?
_

Produtos, Projetos e Estratégia. Entrevista Com Ricardo Vargas

Share this Post!

Related Posts

Gamification, serious game
T1FC Is A Great Team Building Activity!
Congratulations To All Who Have Participated In The T1FC at IUT Lumière Lyon 2!
Questions Discussed on Ask Us About Project Management Webinar
Mirla Ferreira

Mirla Ferreira

Project Management Consultant & Trainer at Emeteclass. She focuses on helping companies to implement a consistent Project Management process using international best practices. She also is Co-founder and speaker at The 1st Floor Challenge. Say hi to her anytime @mirlaferreira. Linkedin profile.