Ricardo Vargas – As Tendências e o Futuro da Gestão de Projetos – Porto Business School

Ricardo Vargas, Mirla Ferreira

No dia 17 de Dezembro de 2013, Ricardo Vargas realizou a palestra “As Tendências e o Futuro da Gestão de Projetos”, nas novas instalações da Porto Business School .

Escutar Ricardo Vargas ao vivo, é fantástico! Além de um conhecimento profundo na área de Gestão de Projetos, Ricardo realiza as palestras com muita transparência, informalidade, fundamento, e coloca exemplos do seu dia-a-dia para exemplificar situações que nos fazem perceber que existe uma parte importante da aprendizagem que é a experiencia… simplesmente adorei a palestra!

Seguem as minhas anotações:

Fundamentos de Gestão de Projetos.
O que os gestores de projetos não podem esquecer.

  • A competição é crescente, a globalização afeta o nosso projeto, e existe uma diversidade cultural, intelectual e geográfica que temos de ter em conta para minimizar os riscos.
  • A velocidade, a tecnologia e a globalização estão à ordem do dia e devemos compreender que pode afetar o desenvolvimento do projeto.
  • Meio ambiente e responsabilidade social. A gestão de projetos é um meio a utilizar no cuidado do meio ambiente e da sociedade.
  • Oportunidades e ameaças. Procurar o equilíbrio entre oportunidades e ameaças é fundamental. Não podemos pensar que tudo é uma ameaça, nem podemos olhar para tudo como uma oportunidade…. Neste mundo globalizado, temos de olhar com mais cuidado, temos de ver como o projeto pode ser afetado por acontecimentos em qualquer parte do mundo.
  • A certeza da incerteza. Sim, existe incerteza e temos de aprender a lidar com ela. Assim façamos tudo certinho temos de compreender que não podemos prever tudo o que vai acontecer no projeto.

Desafios
Que desafios enfrenta a gestão de projetos?

  • Talento é o recurso mais crítico para o crescimento. Existem poucas pessoas realmente qualificadas no mercado, e leva muito tempo qualificar pessoas.
  • Volatilidade mundial e globalização
  • Rotina & Projeto. Como seres humanos adoramos a rotina, seja ela um mau hábito ou um bom hábito. Projeto cria algo novo, implica muitas vezes mudança, e muitos de nós não gostamos de mudar.
  • Informalidade e Improvisação
  • Corrupção endémica

Os ganhos na Gestão de Projetos
O que ganhamos quando utilizamos a Gestão de Projetos?

Aumento na formalização, aumento da transparência, dimunuição na gestão da crise … colocamos o processo a apoiar as pessoas

As tendências
Espreitando o futuro …

Busca sistemática pelos melhores talentos, talentos com experiência, talentos dispostos a ir a zonas geográficas diferentes, talentos que saibam gerir o risco. É o fim do emprego e o início da meritocracia.

Conclusões

Temos um cenário de oportunidades sem precedente. Cada vez o mundo está mais “projetizado”. Temos responsabilidade para com a sociedade.

Timing?
A oportunidade é agora .. Não é amanhã!

_

Na sua opinião, quais são desafios que enfrenta hoje em dia a Gestão de Projetos?
_

Produtos, Projetos e Estratégia. Entrevista Com Ricardo Vargas

Share this Post!

Related Posts

Gamification, serious game
T1FC Is A Great Team Building Activity!
Congratulations To All Who Have Participated In The T1FC at IUT Lumière Lyon 2!
Questões Abordadas no Webinar: Pergunte Sobre Gestão de Projetos
Mirla Ferreira

Mirla Ferreira

Project Management Consultant & Trainer at Emeteclass. She focuses on helping companies to implement a consistent Project Management process using international best practices. She also is Co-founder and speaker at The 1st Floor Challenge. Say hi to her anytime @mirlaferreira. Linkedin profile.