Como o Seu Comportamento Pode Influenciar o Sucesso da Sua Organização! – 2ª Parte

Como o Seu Comportamento Pode Influenciar o Sucesso da Sua Organização!

A primeira parte da história terminou com:” Não foi isso que me deixou ir abaixo, pelo contrário, adoptei a atitude que queria que a minha equipa adoptasse, …”

Pois bem a atitude que queria que a minha equipa adoptasse era uma atitude positiva!

E o que é uma Atitude Positiva?

John Maxwell afirma: “Existe muito pouca diferença entre as pessoas, mas essa diferença faz grande diferença. A pequena diferença é a Atitude. A grande diferença é se esta é Positiva ou Negativa”.

Durante uma das reuniões semanais que implementei, após ter dado conhecimento das decisões tomadas em conselho de administração perguntei à minha equipa: “O que lhes parece as decisões tomadas?” Um dos elementos, como vinha sendo habitual, não conseguiu encontrar nada de positivo. Pelo contrário, eram decisões que iam levar o departamento para uma situação insustentável porque não havia tempo para responder a tantas propostas, porque o nº de pessoas eram insuficientes para desenvolver o trabalho, porque.., porque.., porque…

Em Comportamento Organizacional considera-se que a Atitude tem um peso mais relevante para o sucesso ou o fracasso de uma equipa ou de um projecto do que a capacidade técnica.

Existem de facto pessoas cuja Atitude lhes permite ter uma perspectiva positiva pouco vulgar e que marca a diferença,. Estas pessoas têm uma atitude perante a vida que lhes permite ver Oportunidades onde outros vêm Dificuldades. O elemento da minha equipa estava claramente neste último grupo.

Cabia-me a mim, como gestora, alterar aquele estado de coisas! Assim, perguntei qual era o nº de projectos que tínhamos em carteira. Alguns não sabiam, outros tinham a perfeita noção que o nº era muito pequeno para a dimensão da equipa.

Para mudar a atitude da assembleia bastou-me fazer uma afirmação: “Então concordam que a capacidade técnica desta equipa está subaproveitada e que basta adoptarmos uma Atitude Positiva para que este desafio seja ganho!

A minha equipa tinha tomado consciência, naquele preciso momento, que a sua atitude seria a causa do sucesso ou do fracasso daquele desafio!

Chris Evert, uma das maiores atletas femininas de todos os tempos, comentou: “O que separa os bons jogadores dos excelentes é a atitude mental. Se a mente for forte, consegue fazer praticamente qualquer coisa que quiser”

Na verdade uma atitude positiva faz milagres e acredito que qualquer pessoa se pode transformar numa pessoa positiva, desde que o queira genuinamente!

Mas a mudança de atitude tinha que ser complementada com algo que um Gestor tem como tarefa crucial:….

Qual é essa tarefa segundo o seu ponto de vista?

Considera que a minha leitura da equipa foi correcta? Qual seria a sua atitude perante esta equipa? Será que a equipa vai mesmo mudar a sua atitude e que iremos ganhar o desafio?

Share this Post!

Related Posts

Mudamos o Escritório Para o Algarve Durante Dois Dias
Como o Seu Comportamento Pode Influenciar o Sucesso da Sua Organização! – 3ª Parte
Como o Seu Comportamento Pode Influenciar o Sucesso da Sua Organização! – 1ª Parte
O Futuro Promissor Do Mundo Empresarial
Helena Rollo

Helena Rollo

Formadora, Palestrante, Consultora de Gestão com foco na área do Comportamento Organizacional das empresas e Coach nas áreas de desenvolvimento pessoal e profissional, tendo como principal função apoiar os meus clientes em processos de crescimento pessoal e de transição, reconversão e evolução profissional, desenvolvendo as suas capacidades sociais e emocionais de modo a que consigam um maior equilíbrio a nível pessoal e profissional através de ferramentas específicas de Executive, Leader and Life Coaching.

Licenciada em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST) e Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros. Gestora e Coordenadora de Projecto há mais de 20 anos. Consultora em Comportamento Organizacional e certificada em Gestão de Conflitos. Coach certificada pela International Coaching Community(ICC) e Practitioner em Programação Neuro-Linguística, certificada pela International Trainers Academy of NLP(ITA). Autora de vários artigos sobre Comportamento Organizacional. Perfil no Linkedin.