O que FUNCIONA e o que NÃO FUNCIONA na Preparação para o Exame PMP®

O que FUNCIONA e o que NÃO FUNCIONA na Preparação para o Exame PMP®(Illustration credit: Jessica Triana)

Interessado em obter a Certificação PMP®? … Mas .. Por onde começar? …

Esta é a questão que surge no inicio. É nesse momento que pedimos ajuda a alguém que nos possa orientar: O que queremos saber? …. Como estudou? Onde fez o curso de preparação?Por onde estudou? Fez simulações? Quantas simulações fez? Quanto tempo é necessário para aprender todos os assuntos? …. E muitas outras….

Passar no exame do PMP® é um desafio e requer alguns sacrifícios da nossa parte, pelo que o objetivo deverá ser passar no exame à PRIMEIRA TENTATIVA.

Vamos então aprender, o que FUNCIONA e o que NÃO FUNCIONA em termos de preparação para o exame, vamos começar pelo que NÃO FUNCIONA:

O que NÃO FUNCIONA:

Estudar só pelo PMBOK®. O PMBOK® – Project Management Body of Knowledge – é o Guia oficial do PMI®, no entanto, é teórico, não inclui exercícios, não inclui exemplos de situações práticas e não inclui todos os conceitos que aparecem no exame.

Estudar por vários livros ao mesmo tempo, fazer downloads da internet de material disponível. Existem muitos livros disponíveis e também existe na Internet muito material. No entanto, cada livro tem a sua própria abordagem e vai ficar confundido se começar a ler tudo o que encontra por aí. Por outro lado, existe muito material na internet obsoleto, que corresponde a versões desatualizadas do PMBOK. Se estudar por vários livros e por material que encontra na Internet só vai ficar atrapalhado, confuso, pouco esclarecido e não vai conseguir passar no exame. NÃO PERCA O FOCO.

Estudar num idioma e fazer o exame em outro idioma. Se você estudar num idioma e fizer o exame noutro idioma vai desconhecer os termos que aparecem no exame, vai ficar confundido, vai perder tempo e vai começar a ficar nervoso.

Pensar em termos de projetos pequenos. As perguntas do exame estão desenhadas para comprovar a sua experiencia como gestor de projetos, mas de grandes projetos. Projetos com pelo menos 200 ou 300 pessoas, pelo que pensar em projetos pequenos pode levar a que selecione a resposta errada.

Decorar TODAS as ITTO (Inputs, Tools & Techniques, Outputs). Não vale a pena decorar TODAS as ITTO’s, deve pelo contrário compreender os processos a sua sequência e as ITTO’s mais relevantes de cada processo.

Achar que tem muita experiência como Gestor de Projetos e que isso é suficiente para passar no exame. Muitas pessoas falham por desconhecer os termos do PMI®. Pode ter muita experiencia como Gestor de Projetos mas precisa saber os termos que o PMI® requer que se saibam para passar no exame.

O que FUNCIONA:

Participe numa formação de Preparação para o Exame PMP®. As formações de preparação para o exame PMP®, oferecem uma excelente orientação em termos de dicas, vocabulário, conceitos e exercícios práticos que o ajudam a ter uma preparação mais eficiente para a obtenção do certificado, ao mesmo tempo que lhe garantem as 35 horas de formação em gestão de projetos, exigidas pelo PMI®.

Selecione um livro e uma aplicação de simulação de exame. Deverá selecionar um livro e uma aplicação de simulação de exame. Enquanto o livro será a sua base de estudo, a simulação de exames será fundamental para ir treinando o tipo de questões, as respostas e ir-se familiarizando com a forma como são apresentadas as questões.

Escolha o material de apoio no idioma em que vai fazer o exame. Estude na mesma base em que irá fazer o exame, é muito mais eficaz pois e familiariza-o com os termos apresentados nas perguntas.

Planeie o seu estudo. Se fizer um cálculo, ao todo são 12 tópicos para estudar. Se estudar um por semana, precisa de pelo menos 3 meses.
Poderá questionar-se: “Tenho que estudar para o exame? Só com a formação não é suficiente para passar?”… Não, não é suficiente.. tem mesmo que estudar ..
“mas TRÊS meses? Tanto TEMPO?” .. sim … esse tempo todo… e porquê? Simplesmente porque é muita INFORMAÇÃO, é mesmo muita informação. Conceitos, fórmulas, exercícios, deve pelo menos estudar três vezes o livro que escolheu para estudar. ATENÇÃO, não é só LER é ESTUDAR, repetir a informação pelo menos três vezes faz com que a compreenda e não a esqueça.

CRIE uma ROTINA de estudo, onde se comprometa consigo mesmo a estudar para apresentar o exame. Seja DISCIPLINADO, cumpra a sua rotina com assiduidade e pontualidade e execute-a durante os 3 meses.

Faça simulações curtas de questões relacionadas com as varias áreas de conhecimento. As simulações o irão ajudar a preparar-se para o exame, assim como, a identificar possíveis áreas de conhecimento que necessitam de mais estudo. As simulações ajudam a compreender, aprender e decorar termos necessários para passar o exame.

Faça pelo menos duas simulações de 4 horas na semana antes de ir fazer o exame. Isto ajuda a treinar a resistencia, e saber se vai ficar muito cansado depois de estar 4 horas a responder a perguntas. Também o ajudam a detetar se ainda tem algum ponto fraco relacionado com alguma área de conhecimento.

Tire um dia de folga antes de apresentar o exame.

No dia do exame:

  • Chegue ao local antes do horário marcado para reduzir o stress.
  • Esteja calmo e confiante, o equilíbrio é importante. Se está bem preparado não tem nada com que se preocupar.
  • Nos primeiros minutos é aconselhável escrever as fórmulas, conceitos ou qualquer termo que considere mais difícil. Desta forma, essa informação fica disponível para ser consultada durante o exame e evita o esquecimento por cansaço.
  • Não fique aflito se aparecerem termos que você desconhece. Lembre-se que existem 25 questões que não são consideradas para a nota final, e essa pode ser uma delas.
  • Marque só a sua resposta depois de ter lido TODAS as respostas apresentadas.
  • Responda às questões do ponto de vista do PMI não do seu.
  • Esqueça que vai ter 100% das respostas corretas.
  • Faça um intervalo, se assim o desejar, pois voltará com mais energia para a segunda parte do exame, mas lembre-se …… o tempo corre na mesma.

É agradável no fim do exame ler, no ecrã do computador: CONGRATULATIONS! e sair de lá com o seu certificado.

Acreditem …. VALE A PENA!

Share this Post!

Related Posts

Gamification, serious game
T1FC Is A Great Team Building Activity!
Congratulations To All Who Have Participated In The T1FC at IUT Lumière Lyon 2!
Questões Abordadas no Webinar: Pergunte Sobre Gestão de Projetos
Mirla Ferreira

Mirla Ferreira

Project Management Consultant & Trainer at Emeteclass. She focuses on helping companies to implement a consistent Project Management process using international best practices. She also is Co-founder and speaker at The 1st Floor Challenge. Say hi to her anytime @mirlaferreira. Linkedin profile.